Arraiolos é uma vila portuguesa situada no Distrito de Évora, região Alentejo e sub-região do Alentejo Central, com cerca de 3 500 habitantes. A vila é conhecida pela confecção dos Tapetes de Arraiolos.



Património

  • O Castelo de Arraiolos, também conhecido como Paço dos Alcaides, localiza-se na vila, Freguesia e Concelho de mesmo nome, no Distrito de Évora, em Portugal. O conjunto, integrado pela fortificação do Paço dos Alcaides e pela cerca amuralhada, apresenta planta quadrangular, com elementos do estilo românico e do estilo gótico.

  • A Pousada Nossa Senhora da Assunção localiza-se na cidade de Arraiolos, integrando a rede Pousadas de Portugal. Num vale de onde se descortina a povoação, encontra-se localizado este monumento erguido no século XVI. O imóvel apresenta arquitectura austera, onde se destacam a capela, os claustros e o jardim interno.

  • As Ruínas Romanas de São João do Campo, representando um templo romano cujas ruínas ficaram incorporadas na cabeceira da Igreja com a fundação deste templo cristão, no século XV, cuja recuperação ocorreu no século XVII em data que foi colocada no pórtico, correspondente à reforma integral da fachada e interior.

  • O centro histórico e o espaço envolvente da vila, o campo, onde se encontram vários monumentos megalíticos, constituem também locais de visita obrigatória.


Atracções Locais
  • A Gastronomia, assumindo a sua importância sociocultural e económica, é parte integrante da oferta turística de qualidade que Arraiolos lhe pode oferecer. Os "Pastéis de Toucinho", doce original desta terra, as empadas, um salgado típico, de massa tenra recheada com carne de galinha, também ocupam lugar de destaque. Os pratos de "Porco", de "Borrego", de "Vitela", as "Sopas Alentejanas", as "açordas" e as "migas" realçam a diversidade de uma gastronomia, ligada ao mundo rural, com toda a sua importância cultural, constituindo um contributo para desenvolver e promover o rico património histórico do concelho.

  • Os Tapetes de Arraiolos, típicos desta região, são tapetes bordados em lã, com o ponto de costura com o mesmo nome, sobre uma tela de juta, algodão ou linho, característicos desta vila alentejana.

  • A Barragem do Divor, pertencente à bacia hidrográfica do Tejo e utilizada basicamente para a rega, numa região em que a agricultura sempre representou actividade da maior relevância para a economia local, situa-se no distrito de Évora, concelho de Arraiolos, e representa também um marco importante para o desenvolvimento do concelho. Um passeio pedestre é aconselhável.


Para outras informações úteis e detalhe consulte o site: www.cm-arraiolos.pt


© Monte do Cuca. Todos os direitos reservados.